Floresta Nacional de Chapecó

A FLONA de Chapecó é formada por uma área de 1.573,51 hectares, divididos em três fragmentos, localizados nos municípios de Guatambu (Gleba I e III) e Chapecó (Gleba II), em SC. A UC foi criada através da Portaria nº 560/68, em 25 de outubro de 1968.

Aspecto geral da Floresta Nacional de Chapecó. Foto: Arquivo ICMBio.

A FLONA tem como objetivo o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Visitas com objetivo educacional podem ser pré-agendadas, para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e pesquisa científica, estando suspensas temporariamente as visitas com fins recreativos e de lazer.

A UC é constituída por um dos maiores remanescentes de Floresta Estacional Decidual da região, em transição com a Floresta Ombrófila Mista, abrigando espécies ameaçadas da flora, como a araucária (Araucaria angustifolia), a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), o xaxim (Dicksonia sellowiana) e espécies ameaçadas da fauna, como o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) e o pica-pau-de-cara-amarela (Dryocopus galeatus). É uma área com muitas nascentes protegidas, possibilitando a conservação de invertebrados, peixes, anfíbios e aves aquáticas, entre outros grupos animais.

Os principais problemas que afetam a integridade da UC envolvem os acessos que cortam a unidade no sentido leste-oeste (SC 283) e no sentido norte-sul (estrada entre distrito de Alto da Serra e Guatambu), ocasionando o atropelamento de animais silvestres; como também divergências quanto aos limites da unidade e o fácil acesso ao seu interior.

A FLONA de Chapecó não possui zona de amortecimento. O Plano de Manejo da UC está em elaboração, o qual incluirá proposta de Zona de Amortecimento e estabelecerá as normas e objetivos do manejo florestal e uso público.

Documentos

Portaria de criação do Conselho Consultivo
Regimento interno
Mapa da Flona

Imagens

Fotos: Arquivo ICMBio

{%GALERIA%}

Mapa

Contato

Floresta Nacional de Chapecó
SC 283 (Estrada Chapecó/São Carlos)
Caixa Postal 1122
Chapecó, SC. CEP: 89809-970
Telefone: (49) 3391-0510
E-mail: flonachapeco.sc@icmbio.gov.br
Cadastro Nacional de UCs

Pin It on Pinterest