A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promovem no dia 13 de junho o Seminário sobre Uso do Fogo no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) dos Campos de Palmas, Unidade de Conservação Federal criada em 2006.

O Seminário será realizado no município de Palmas (PR) e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância dos campos nativos, legislação ambiental vigente e alternativas ao uso do fogo. É direcionado principalmente aos conselheiros, proprietários e funcionários relacionados ao RVS e sua zona de amortecimento, além de outros interessados pelo tema.

O evento faz parte do projeto “Planejamento e Capacitação em Unidades de Conservação”, executado pela Apremavi e financiado pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA) por meio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO).

Seminário sobre Uso do Fogo no RVS dos Campos de Palmas
Data: 13 de junho de 2014.
Local:  Câmara de Vereadores de Palmas, Avenida Clevelândia, 491, Centro, Palmas (PR)
Horário: das 9h às 16h.

Programação
09h00min: Chegada e boas vindas. ICMBio e Apremavi.

09h10min: Breve histórico do uso do fogo no RVS dos Campos de Palmas. Joaquim Osório Ribas/proprietário de áreas do RVS/Palmas (PR).

09h40min: O que diz o plano de manejo do RVS dos Campos de Palmas e quais as diretrizes atuais do ICMBio. Marcia Barbosa Abraaão/Analista ambiental do ICMBio/chefe do RVS.

10h20min: Importância dos campos para conservação da biodiversidade e os impactos do uso do fogo. Leonardo Von Linsingen/Faculdade Jaguariaíva (PR).

11h10min: Intervalo

11h25min: Legislação ambiental atual sobre as áreas de campo, APP, Reserva Legal e CAR. João de Deus Medeiros/Departamento de Botânica/UFSC.

12h30min: Almoço.

14h00min: Alternativas ao uso do fogo em propriedade rural em Lages – José Antonio Ribas Ribeiro/Fazenda Santa Rita/Lages (SC).

14h50min: Troca de experiências, momento de discussão sobre alternativas e encaminhamentos.

16h00min: Encerramento.

Obs: Interessados devem entrar em contato até dia 09/06/2014 com Marcos pelo e-mail marcos@apremavi.org.br

Pin It on Pinterest