Aconteceu em 01/08/2013 em Curiúva PR, o 8º Seminário Regional do Programa Matas Legais, uma  realização da parceria Apremavi e Klabin.

Aproximadamente 130 pessoas participaram do evento, entre agricultores, técnicos e estudantes universitários dos municípios de Curiúva, Figueira, São Jerônimo da Serra, Ibaiti, Castro, Piraí, Telêmaco Borba, Imbaú, Sapopema, Ventania, Tibagi, Congoinhas e Ponta Grossa.

O seminário teve como objetivos demonstrar integrações sustentáveis na área florestal, possíveis de implementação nas propriedades rurais da região.

A Apremavi realizou palestra mostrando os principais resultados do programa Matas Legais no PR. Segundo Emilio André Ribas, técnico do programa, em cinco anos foram distribuídas 341.000 mudas de árvores nativas, demarcados 993 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), envolvendo 482 propriedades rurais. O programa tem dado apoio aos parceiros do fomento florestal da empresa Klabin a adequarem passivos ambientais nas propriedades rurais, através da doação de mudas nativas, recuperação de áreas ciliares e orientação técnica aos produtores, oportunizando-os a ficarem legais frente à legislação florestal.

Foram abordadas também pela Apremavi questões relacionadas ao novo código florestal. A palestra mostrou as principais mudanças advindas com a nova lei e também a importância da implantação do Cadastro Ambiental Rural, o CAR.

A diversificação na produção agrícola é hoje na propriedade rural uma importante estratégia na agregação de renda, no seminário a Klabin apresentou experiências realizadas com a integração entre florestas de eucalipto e gado bovino, sistema conhecido como silvopastoril.

A pecuária de corte é uma importante e expressiva atividade desenvolvida na região, justificando esse fato a empresa Facholi contribuiu com o seminário realizando uma palestra sobre as principais espécies de gramíneas adaptadas a região para melhoramento de pastagens.

Nas fotos abaixo uma demonstração de área em restauração, comparando o antes e depois. A área fica na propriedade de Andrea de Fátima de Oliveira, no municipio de Curiúva (PR).

Área em março de 2010

Mesma área em maio de 2013

Pin It on Pinterest