Mata Atlântica em Restauração

A restauração da Mata Atlântica é primordial para garantir a integridade ecológica dos ecossistemas e a manutenção da  biodiversidade e da variabilidade genética das florestas, além de ser uma das estratégias brasileiras de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A Apremavi acredita que a restauração das florestas pode ser aliada de todos no cumprimento do Código Florestal, e por isso, vem desenvolvendo ações desta natureza desde sua fundação. No caso dos imóveis rurais a restauração das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e da Reserva Legal (RL), além de obrigatória por lei, é necessária e urgente.

As APPs dos rios e nascentes, desempenham um papel fundamental na garantia da manutenção da quantidade e da qualidade da água, influenciando diretamente a qualidade de vida das pessoas. Em muitas áreas rurais são visíveis os efeitos negativos nos rios que não possuem a proteção da vegetação ciliar. Nos períodos de estiagem corre pouca água em seus leitos. Já nas épocas de chuvas ocorrem enchentes e enxurradas. As florestas e demais formas de vegetação ciliar desempenham um efeito “esponja”, absorvendo e liberando aos poucos a água das chuvas, alimentando o lençol freático e, por consequência, os cursos d’água.

Para restaurar uma área degrada pode-se adotar diferentes estratégias ou metodologias de restauração, porém, independente da metodologia, é necessário o comprometimento e entendimento do agricultor, do pecuarista, do piscicultor e de qualquer outro proprietário ou detentor de imóvel rural, de que as APPs e a RL são importantes e sua recuperação é necessária para melhoria da qualidade de vida da sua família e da comunidade. O comprometimento do detentor do imóvel é um fator decisivo para o sucesso da restauração de áreas degradadas.

Cenários de antes (2003) e depois (2017) de um plantio realizado no Parque Natural Municipal Mata Atlantica em Atalanta (SC). Foto: Acervo Apremavi.

Ao longo de sua história, a Apremavi já ajudou a plantar mais de 8,5 milhões de mudas de árvores nativas, prova de que a agenda da restauração é uma de suas prioridades. Inúmeros foram os projetos que tinham/tem entre seus objetivos a produção e o plantio de mudas, como o Projeto Bosques de Heidelberg – uma parceria com a cidade alemã Heidelberg, o Projeto Araucária – apoiado pelo Programa Petrobrás Ambiental, o Projeto Bravo – que já neutralizou partidas de futebol do Avaí e vôos da Azul, os Projetos Matas Legais e Matas Sociais – uma parceria com a Klabin que já dura 15 anos, o Projeto Clima Legal – que com apoio de pessoas físicas já plantou mais de 110 mil mudas, além de outros.

Metodologias de Restauração

Regeneração natural

A regeneração natural consiste em todo e qualquer tipo de espécie vegetal nativa (ervas, arbustos, árvores) que surgiram naturalmente e estão se desenvolvendo nas áreas-alvo de restauração florestal. Para áreas com propósito de restauração é importante que haja total abandono das atividades na área e isolamento mediante construção de cercas. Este procedimento é mais demorado para formação da nova floresta e só é eficaz se, nas proximidades das áreas abandonadas, existirem matas nativas que serão fontes de fornecimento de sementes para a dispersão natural através da ação do vento e principalmente dos animais silvestres. Pode-se acelerar esse processo com a instalação de poleiros artificiais facilitando o pouso e a permanência das aves no local a ser recuperado.

Enriquecimento ecológico de florestas secundárias

O plantio de enriquecimento consiste na introdução de espécies em áreas onde já existem remanescentes florestais nativos em estágio inicial ou médio de regeneração. A utilização desse método é recomendada quando a vegetação já presente na área apresenta baixa diversidade de espécies. As formas mais comumente utilizadas nesses plantios consistem na introdução de mudas, sementes ou na introdução de indivíduos, produzidos a partir de sementes coletadas em outros fragmentos regionais, de espécies já presentes na área – enriquecimento genético. O plantio de enriquecimento possui como vantagem o aproveitamento da regeneração natural local. Para maior eficácia nos plantios de enriquecimento as espécies nativas a serem introduzidas na área a ser restaurada devem ser adaptadas a áreas mais sombreadas.

Plantio direto de mudas de árvores nativas

Para acelerar o processo de restauração das áreas degradadas, especialmente quando o potencial de regeneração natural da área-alvo de restauração é baixo, a estratégia mais eficaz é o plantio direto de mudas de árvores nativas. Nesse método é importante observar a diversificação de espécies, para que se obtenha, no futuro, uma floresta com maior biodiversidade, mais próxima possível da floresta original. Neste processo são plantadas mudas de forma aleatória ou sistemática (em linhas), com espaçamentos diversos que podem variar em função do relevo, do tipo de vegetação a ser restaurado e da velocidade com que se quer recobrir o solo. Recomenda-se o uso de diferentes grupos ecológicos entre elas as pioneiras, secundárias e/ou climáticas e ainda, dependendo do plantio, a introdução de espécies frutíferas e de valor econômico.

Sistemas Agroflorestais

Um sistema agroflorestal (SAF), ou Agrofloresta, é uma metodologia de restauração que concilia a recuperação de áreas degradas com atividades de agricultura e ou subsistência. É um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação de uma floresta, uma forma de uso da terra que combinam espécies de árvores com cultivos agrícolas de várias espécies, como por exemplo, o cultivo de palmito, erva-mate, banana, ou ainda árvores frutíferas e ervas medicinais. Pode ser implementado em áreas onde não há vegetação ou onde ela já exista. Representa uma maneira sustentável de agricultura que não precisa desmatar e queimar áreas para implantação de grandes lavouras, mas concilia a produção agrícola com a preservação ambiental.

Propriedades restauradas ou em restauração pela Apremavi

 

Abaixo você confere a lista das propriedades restauradas em Santa Catarina no âmbito dos projetos da Apremavi. Para facilitar a busca, você pode selecionar o município que desejar clicando nos quadrinhos. Esta seção está em constante atualização, portanto se a sua propriedade foi restaurada pela Apremavi mas ainda não aparece aqui, não se preocupe, é só uma questão de tempo para que o nosso time consiga colocar ela no sistema virtual.

Pin It on Pinterest